@montemorin
PhoneSat 1.0 (NASA ) |
programa de satélites experimentais e de baixo custo que usa componentes improvisados. Os três celulares Google-HTC Nexus One estão circulando a Terra em uma altitude de 150 milhas e vão se desintegrar na reentrada, daqui duas semanas, a NASA declarou. Os celulares, protegidos por cubos de quatro polegadas feitos de metal, rodam o sistema operacional Android.
A missçao de cada PhoneSat é simples, tirar fotos da Terra e mandá-las por mensagens de rádio periodicamente. O objetivo é verificar as capacidades dos celulares, e se servirão de "cérebros" dos futuros satélites, de acordo com as autoridades da NASA.
O lançamento aconteceu no sábado, quando o foguete Antares, da Orbital Science Corporação foi lançado das instalações de voô de Wllops Island, na Virgínia. No domingo, operadores de rádio amador já haviam notificado a NASA de que tinham identificado sinais de rádio dos satélites, de acordo com a porta-voz da NASA, Ruth Marlaire.
Um dos objetivos do programa é a construção de um satélite por menos de dez mil dólares usando equipamentos improvisados (A antena UHF do PhoneSat é um pedaço de uma trena).
Os celulares, contudo, não estão crus. Dois dos PhoneSat 1.0 tem uma bateria externa de ião lítio, enquanto o PhoneSat 2.0 tem painel com células fotovoltaicas.
Ironicamente, quando engenheiros começaram a planejar o satélite, o Nexus One era o melhor do mercado. Agora é considerado ultrapassado e não é mais vendido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário