Adicionando sais a água torneiral. Foto de Martin Lersch, Khymos. |
Isso significa, a não ser que você seja um amante de água mineral com habilidades científicas e uma Sodastream machine, como Martin Lersch do blog Khymos, que você pode clonar sua água mineral em casa. Lersch nos conta que vem aproveitando sua própria garrafa de San Pellegrino por quase duas semanas, e que "é deliciosa".
Para facilitar ainda mais para os piratas de água amadores, Lersch criou uma calculadora de água mineral — uma tabela disponível para download na qual você pode inserir os dados da composição da sua água torneiral (opcional, mas recomendada para melhores resultados; sua companhia de fornecimento de água deve fornecer esse tipo de informação) e selecionar sua marca de água preferida, para então gerar uma lista de minerais e sais.
A pesquisa avançada permite você trocar a receita para excluir os ingrediente de difícil obtenção - aparentemente muitos são fáceis de compra no Mercado Livre ou em lojas de venda de artigos para aquários, mas brometo de sódio (usado para clonar a Hathorn) é quase impossível de encontrar e silicato de alumínio, usado para produção de vidro e para clonar Badoît, é bem custoso.
Receita para água de San Benedetto, gerada pela calculadora de água mineralde Marin Lersch |
Depois de comprar terroir pelos correios, pese seus ingredientes, dissolva-os em água torneiral, e use o Sodastream para encontrar o nível certo de carbonação (e o de acidez). Depois de vinte minutos na garrafa, seus convidados vão aproveitar as notas cítricas da Badoît, o adocicado tom da Perrier, ou a leve salinidade de uma Vichy - cada uma equivalente à uma ovelha Dolly. Hoteis de luxo podem até se orgulhar de ter sommeliers de água, mas servir uma rodada de águas clonadas fará você vencedor no próximo jantar que oferecer.
Martin Lersch recomenda que você deixe sua água mineral clonada descanse por vinte minutos dentro da garrafa, para permitir os sais dissolverem totalmente. |
via edieble geography