Le fils de l'homme (1964) - Magritte, René |
domingo, 22 de janeiro de 2012
O Filho do Homem
Le fils de l'homme é uma pintura à óleo do Magritte, um belga surrealista que buscava desafiar as precepções da realidade pré-concebidas. Dizia Magritte que "tudo que vemos esconde alguma outra coisa, nos sempre tentamos ver o que estaá escondido pelo que vemos". Também percebemos que, apesar de estar num ambiente aberto e amplo, o homem de sobretudo preto, camisa branca e gravata vermelha vê apenas uma gigantesca maçã, que também aparece em The Listening Room. Isso coloca a dúvida no tamanho real da maçã, que nos parece de um tamanho e de outro maior para o homem da pintura. Além disso, a identidade do homem não é revelada, o que tem relação com uma experiência de Magritte com o corpo de sua mãe suicida sendo içado do Sena, quando a escuridão da noite impossibilitou Magritte de ver o rosto materno.
Comparado com Dali, que era mais perfeccionista, que nos leva a observar a própria realidade como algo absurdo, surreal, Magritte levava a contestar a própria realidade como algo deformável enquanto realidade tangível e os diferentes pontos de vista e experiências alcançados no próprio mundo real.
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